Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

saracasticamente

Pietà ou Hermès?!

Não sou uma pessoa muito dada à cultura. Adoro viajar mas não aprecio particularmente visitar museus, catedrais e essas coisas que as pessoas cultas visitam. Eu gosto mesmo é de apreciar as paisagens, de passear pelas ruas, de ir às galerias comerciais. E se uma cidade tiver uma rua com lojas de marcas xpto então passa a ser paragem obrigatória!

 A minha prima gosta de museus, igrejas, monumentos, pintura, escultura... Não pode ver uma fila de gente que tem logo de lá se meter no meio para ver aquilo!

 

Estávamos nós no Castelo Sforzesco, em Milão, na fila para um museu (se se pode chamar museu a uma sala que só tem uma escultura) quando eu questionei o que é que íamos efectivamente ver. A minha prima responde que vamos ver a Pietà.

Quem é essa? - pergunto eu.

Tu não sabes quem é a Pietà?? - perguntou a minha prima com um tom de voz que me levou a crer que eu teria de ser abatida por esse motivo.

Ela lá explicou o que era, rentabilizando assim os 30 minutos que estive na fila para olhar para uma escultura. Sim, havia outras pessoas que queriam ver aquilo, em número suficiente para formar uma fila. Eu nunca imaginei mas há mesmo quem espere meia hora e pague 5€ (embora nesse dia fosse grátis) para ver, de livre e espontânea vontade, uma escultura que nem acabada está.

 

Terminado o meu sacrilégio havia chegado o momento de ser a minha prima a sacrificar-se e ver montras de lojas no chamado Quadrilátero da Moda, a zona de Milão que reúne as mais conceituadas marcas de moda.

Eu exclamava e tirava fotos como se admirasse a mais grandiosa obra de arte de todos os tempos, a minha prima parecia que estava noutro planeta!

A dada altura vejo a Hermès:

 

Eu: Aahhh!! A Hermès!! Tenho de ver aquelas malas!!

Prima: O que é a Hermès?

Eu: Não sabes o que é a Hermès?

Prima: Não.

Eu: Nunca ouviste falar das malas Birkin?

Prima: Não.

 

Empate! Eu nunca tinha ouvido falar da Pietà, mas a minha prima nunca tinha ouvido falar da Hermès. Em abono da verdade nunca ouviu falar de 90% das marcas que vimos!

 

Desde então tenho perguntado a várias pessoas se conhecem a Pietà e a Hermès e posso dizer-vos que o senhor Hermès está muito à frente do Michelangelo em termos de popularidade. O que comprova que eu não sou assim tão inculta como à partida pareço ser. Ou então só prova que me relaciono com pessoas tão incultas como eu... Mas vamos focar-nos na primeira hipótese!

32 comentários

Comentar post

Pág. 1/2